Livro de Costura Singer (1957)

Uma raridade que nos encanta a cada dica de costura.

#dicasdecostura #diy #corteecostura #hakathi #singermachine #books #tailoringmaker #bespoke

Quem já teve a oportunidade de ler este livro sabe do que estou falando.

Uma obra de Mary Brooks Picken que nos faz viajar no tempo através da riqueza de detalhes com as quais mulheres costuravam na década de 50.


Algo que falamos constantemente sobre o espaço físico no qual queremos costurar, a importância de se ter este espaço montado, pensado e fixo para os momentos de criação, já em 1957 eram tidos como "Uma sala só para ela"(p.11) .


Outro ponto era e continua sendo o da importância da tela de prova realizada em tecido de algodão para se analisar caimento e encaixes dos cortes, a fim de não comprometer aquele tecido maravilhoso no qual desejamos ter o modelo. Muitas vezes é a partir desta tela que se "descobre" que o modelo não ficaria tão bem assim em mim ou que o modelo possui elementos que afinal não gosto tanto (bolsos, golas, etc...)


Dicas de alinhavo :


Você sabia que os alfaiates passavam a linha dupla de alinhavo no giz para marcar as peças? Isso era um processo repetitivo que auxiliava nas marcações e na hora de costurar. A linha não ficava na peça, apenas a marcação do giz em forma de pesponto resultante do alinhavo.




22 visualizações0 comentário
  • YouTube
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Twitter ícone social

POSSO AJUDAR?

(48) 99619-4004

contatohakathi@gmail.com

 

© 2021   HKTH ®

HAKATHI®   INSTITUTO DE MODA  LTDA ME. -  - Florianópolis S/C 
contatohakathi@gmail.com -  Telefone: (48) 99619-4004